sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Política politicamente incorreta...


Hoje eu conversei com um gaúcho muito bacana. Eu já acho gaúchos bacanas a começar pelo sotaque e acho m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a-m-e-n-t-e sedutor quando eles me chamam de ''guria''... Não me perguntem o porquê. (!) Só não gosto de gaúcho bravo ou irritadinho, porque o tom de voz não combina com o sotaque de rouxinol que eles possuem. Enfim, em determinada parte da conversa ele me disse: ''...Se você quer realmente conhecer alguém, dê poder à ela... Você a conhecerá profundamente!'' e óbviamente eu soltei um ''Compreendo.'' - porque esse é o meu trabalho! - mas depois fiquei remoendo o que ele disse e essa frase me remeteu a dois fatos; o primeiro foi ao ''Senhor dos Anéis'', quando logo no início do filme ''A Sociedade do Anel'' a querida e sábia Galadriel, interpretada por Cate Blanchett , diz:

''O Anel passou a Isildur que teve essa chance única de destruir o mal para sempre... Mas o coração do homem é facilmente corrompido."

Depois me lembrou uma reportagem que vi hoje, que falava da publicação de novos 468 atos secretos em boletins administrativos da rede de intranet do Senado, e tratava de atos que identificavam aumento de salários com pagamento retroativo para servidores.
Sinceramente, eu não curto política - e fazer História não significa que devo gostar de política - e por mais que eu acredite que esses tipos de frases são frases e conceitos deterministas, eu não tenho como negá-los de imediato, embora não concorde 100%. Acredito que o capital possa gerar muitos tipos de mudanças no comportamento e, principalmente, mudanças de vida - e quem é que não quer viver bem? O problema do PODER e, para ser mais específica, do campo político é que ao invés das pessoas ficarem indignadas com o que assistem pela televisão e desejarem que pessoas honestas e sábias ocupem esse tipo de cargo público, elas desejam ocupar o lugar de muitos deles - e não para fazer algo JUSTO, mas para burlar as normas e receber benefícios de formas ilegais e abusivas e, claro, viver bem sem fazer nada e a custa de todos! Esse é o real problema dos dias atuais: O querer trocar de lugar para fazer a mesma coisa! O problema é a indignação e o sentimento de injustiça, não por assistir atos que são contra a ética e a moral civil, mas é por revoltar-se porque não consegue participar de um esquema tão PRÁTICO para ter acesso ao capital, ao montante, aos bens e a vida boa! Logo, ao invés de criticar os senadores/governadores/prefeitos/políticos, eu prefiro criticar as pessoas que os colocaram no poder, as pessoas que desejam um mensalão, as pessoas que tentam de qualquer forma arrumar um cargo público e/ou político não com o intuito de exercer a sua função, mas com o intuito de se aproveitar das regalias que são oferecidas para quem ocupa o cargo...

...E é claro que não estou defendendo nenhum político, sim?

''O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.'' (K. Marx)

Um comentário:

Raoni disse...

O poder corrompe o homem, isso é fato. Porém o grande problema é que essa verdade é tão grande que o homem busca o poder por causa da corrupção! Ainda acho que se você está na política de alguma forma, já se vendeu por algum motivo, tem rabo preso com alguém, e está encadeado numa grande pirâmide de favores que, se você for contra, está fora. Simples assim. Desta forma acreditar e ter esperança de que algo pode melhorar é complicadíssimo.

Mas é aquela história... por causa de Pandora, só nos resta a esperança.