quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A criação do Mini Man

Trabalhei com o livro ''O Homem No Teto'' na sétima série, e uma vez ou outra ainda tento ler o final do livro. Gosto muito das imagens do Jules Feiffer, pois elas são extremamente... Simples para transmitir algo em especial. Por mais que ele seja cartunista, ao ler suas tiras fica explícito que seus ''rabiscos'' viram meras ilustrações - no verdadeiro sentido da palavra. A primeira vez que peguei esse livro nas mãos tinha 13 anos e agora tenho 20 nas costas... O tempo voa.

"...O dever de casa ficou para depois. Jimmy precisava de um novo herói. Um herói não maculado pelo julgamento de Lisi e do Pai. Um herói que não era pra ser visto por eles nunca. Ou, se os vissem daqui a uns cinqüenta anos mais ou menos, depois de Jimmy estar velho e quem sabe já ter morrido, eles então pensariam: "Se tivéssemos podido saber quando ele tinha dez anos e meio que era capaz de criar um herói assim!".
Jimmy tentou de tudo, nada funcionava. Foi se sentindo cada vez pior, minúsculo e inútil. Chateado e sem nada melhor para fazer, Jimmy desenhou-se a si mesmo minúsculo e inútil. Uma lâmpada acendeu-se na sua cabeça como acontece nos quadrinhos quando um personagem tem uma idéia. Acrescentou uma máscara negra e uma capa a seu personagem minúsculo e inútil. O resultado deixava a desejar..." {FEIFFER, Jules. O Homem No Teto, página 23. }



Créditos das imagens: Jules Feiffer.

Um comentário:

Gil disse...

O nome desse livro não me é estranho... Já me senti como Jimmy. Quem nunca se sentiu? :F